Formas de mediação de conflitos
Conflitos empresariais: relações contratuais em geral, como compra e venda, prestação de serviços, franquias, locação, relações societárias e direito do consumidor.
Conflitos cíveis: resolução de conflitos nas áreas de família, relações de consumo, imobiliários, condominiais e vizinhança, entre outros.
Conflitos trabalhistas de natureza individual: reclamações trabalhistas, rescisões e revisões de cálculos indenizatórios, quitação anual e quitação de contrato de trabalho após dispensa motivada ou imotivada.
Conflitos trabalhistas de natureza coletiva: resolução de conflitos coletivos ligados a matéria de direito de trabalho, tais como dissídios coletivos, dissídio de greve, interdito proibitório e toda e qualquer demanda ligada ao âmbito do direito coletivo do trabalho.
Quando optar pela mediação
A mediação pode ser solicitada antes ou depois da constituição de um processo judicial. O objetivo é que um acordo entre as partes, mediado por profissionais especializados, possa ser mais benéfico aos interessados do que a angústia de longos anos de espera por uma decisão da Justiça. Porém, a mediação também pode ser solicitada durante um processo já instaurado e em andamento, como forma de encurtar o tempo para a decisão final.
Quando optar pela arbitragem
A arbitragem é uma forma alternativa de resolução de conflitos que evita o litígio convencional nos tribunais e é particularmente útil em determinadas circunstâncias. como em disputas complexas ou altamente técnicas, onde é necessária uma especialização que os tribunais comuns podem não ter. Os árbitros podem ser selecionados precisamente por causa de seu conhecimento específico ou experiência na matéria em disputa.
Como solicitar a mediação e Arbitragem na CIMEC?
Os interessados deverão entrar em contato por telefone ou pelo site www.camaracimec.com.br, informando seus dados, descrevendo o caso e solicitando a convocação da outra parte para início das tratativas.
Quem pode solicitar a mediação Mediação e Arbitragem da CIMEC?
Os serviços podem ser solicitados por todas as empresas e trabalhadores integrantes das entidades participantes da CIMEC.
Um diferencial da CIMEC é poder tratar dos assuntos pertinentes as atividades relacionadas ao segmento de Comércio Exterior.
Em razão deste viés, agora os conflitos comerciais referentes a contratação de serviços dos representados pelos importadores e exportadores, poderão ser solucionados por meio de mediação ou de arbitragem, em vez de serem necessariamente judicializados. A intenção é, beneficiar principalmente médias e pequenas empresas, que não dispõem de estrutura jurídica robusta para entrar em batalhas jurídicas internacionais.
Nosso foco é dar velocidade aos processos que na Justiça podem ser dispendiosos e se arrastarem por muitos anos, trazendo prejuízos incalculáveis as partes, tanto financeiro quanto reputacional.
Com a mediação as empresas podem tentar solucionar seus problemas, de forma confidencial e sigilosa, com a presença de um mediador qualificado, tanto presencialmente como através da plataforma online, possibilitando a interação à distância e trazendo agilidade ao procedimento.
Infraestrutura da CIMEC
A CIMEC possui modernas instalações, com fácil acesso e localizadas num dos melhores pontos da capital do estado de São Paulo.
Ela está preparada para realizar mediações presenciais e, também, online, por meio de avançada tecnologia, com uma equipe profissional, treinada e especializada.
Escolha a melhor forma
Mediações e Arbitragens Presenciais e Online
As mediações presenciais serão agendadas pela equipe da CIMEC e realizadas por mediadores capacitados e altamente qualificados para atuar na resolução de conflitos.
Enviar Caso
São 3 passos simples para o preenchimento do seu caso.
Plataforma Online
A CIMEC possui uma das mais modernas plataformas digitais para a realização de arbitragem, mediações e conciliações online. Ela dispõe de um espaço virtual, com ferramentas de interação e a presença de árbitros e mediadores remotos devidamente cadastrados e capacitados, para que os usuários da plataforma possam realizar as mediações dentro de um ambiente seguro e sigiloso, conforme prevê a legislação brasileira.