CIMEC

Cimec

CIMEC – Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos.

A CIMEC (Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos) foi uma iniciativa das entidades SINDICOMIS (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo) e FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio).

Constituída em 2019 como a primeira câmara de mediação intersindical do país, alterou seu estatuto em 2021 para ampliar sua atuação nas áreas: cível geral, comércio exterior e também com arbitragem, e passou a chamar Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos, com o objetivo de valorizar a inovação nas relações empresariais, sempre respeitando os direitos de cada um e contando com a legítima assistência de mediadores e árbitros.

Essa iniciativa surge em conformidade com a legislação cível e trabalhista vigente, que prevê o apoio e incentivo às medidas que promovam a redução da judicialização de demandas. Ao mesmo tempo, oferece os métodos adequados de solução de conflitos (MASC) para todas as empresas, funcionários, colaboradores e público em geral.

Missão

Promover a ampla adoção e utilização da mediação de conflitos, com foco em atender as novas relações sociais, empresariais e trabalhistas impostas pelo desafiador cenário do século XXI, para contribuir com a construção de um país melhor para todos os brasileiros.

Valores 

 

Garantir, em sua atuação, que sejam respeitados os princípios da:

 

    • Gestão autônoma e independente;
    • Ética;
    • Credibilidade;
    • Confidencialidade;
    • Equidade;
    • Imparcialidade;
    • Profissionalismo;
    • Transparência.

Benefícios  

Mediação de acordos

Estabelecer a mediação de acordos estruturados e legítimos, resultantes da manifestação livre e espontânea das partes e de seus representantes legais.

Celeridade da resolução

Promover a celeridade da resolução de conflitos, pela atuação de profissionais especializados.

Preservar as relações

Preservar as relações sociais, empresariais e trabalhistas, com a realização das mediações presenciais ou em ambiente online, com a garantia de ampla autonomia e confidencialidade.

Redução de custos

Reduzir o dispêndio financeiro e de tempo com processos judiciais, garantindo a solução de conflitos construída pelas próprias partes envolvidas.

Garantir segurança

Garantir segurança jurídica às partes envolvidas.

wpChatIcon