CIMEC

Cimec

CIMEC – Câmara Intersindical

de Mediação de Conflitos

A CIMEC (Câmara Intersindical de Mediação de Conflitos) é uma iniciativa das entidades SINDICOMIS (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo) e FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio).

Constituída em 2019 como a primeira câmara de mediação intersindical do país, seu objetivo é estreitar as relações entre empregador e empregado, bem como realizar mediações e conciliações trabalhistas, individuais, coletivas e cíveis – estas, submetidas por empresas e trabalhadores integrantes das categorias representadas pelas entidades participantes.

Essa iniciativa surge em conformidade com a legislação cível e trabalhista vigente, prevendo o apoio e incentivo às medidas que promovam a redução da judicialização de demandas. Ao mesmo tempo, valoriza a inovação nas relações empresariais e trabalhistas, sempre respeitando os direitos de empresas e trabalhadores e contando com a assistência das entidades representativas e da legítima atuação de mediadores, advogados e partes.

Missão

Promover a ampla adoção e utilização da mediação de conflitos, com foco em atender as novas relações sociais, empresariais e trabalhistas impostas pelo desafiador cenário do século XXI, para contribuir com a construção de um país melhor para todos os brasileiros.

Garantir, em sua atuação, que sejam respeitados os princípios da:

• Gestão autônoma e independente;
    • Ética;
    • Credibilidade;
    • Confidencialidade;
    • Equidade;
    • Imparcialidade;
    • Profissionalismo;
    • Transparência.

Mediação de acordos

Estabelecer a mediação de acordos estruturados e legítimos, resultantes da manifestação livre e espontânea das partes e de seus representantes legais.

Celeridade da resolução

Promover a celeridade da resolução de conflitos, pela atuação de profissionais especializados.

Preservar as relações

Preservar as relações sociais, empresariais e trabalhistas, com a realização das mediações presenciais ou em ambiente online, com a garantia de ampla autonomia e confidencialidade.

Redução de custos

Reduzir o dispêndio financeiro e de tempo com processos judiciais, garantindo a solução de conflitos construída pelas próprias partes envolvidas.

Garantir segurança

Garantir segurança jurídica às partes envolvidas.

wpChatIcon